Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2895
metadata.dc.type: TCC
Title: A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
Authors: Viana, Lívia Façanha
metadata.dc.contributor.advisor: Ciarallo, Cynthia Rejanne Correa Araujo
Abstract: O presente trabalho monográfico apresenta o estabelecimento de uma cultura de criação de leis e regras próprias entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano – CESAMI, assim como o significado de tais regras para estes jovens. Para tanto, foram entrevistados cinco (5) adolescentes, e utilizados conhecimentos anteriores da pesquisadora, em face de estágio, realizado na referida Instituição, no ano de 2005. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo, sendo aplicado um instrumento de coleta de dados, que se constituiu numa entrevista composta por perguntas semi-abertas. Os resultados demonstraram a existência de regras próprias entre os adolescentes acautelados e a importância da imposição de limites para estes jovens, em razão destes encontrarem-se em um momento de estruturação da sua identidade. Os resultados obtidos apontam também a importância da implementação de novas pesquisas neste campo, que se configura como um vasto meio de atuação, tanto para a psicologia quanto para outras áreas relacionadas.
Keywords: Adolescência
Limite
Regra própria
Adolescente infrator
Identidade
Citation: VIANA, Lívia Façanha. A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI. 2006. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
VIANA, Lívia Façanha. A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI. 2006. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2895
Issue Date: Jun-2006
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20162678.pdf308.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.