Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo |
Authors: | Duarte, Ana Luiza Rabello Mendes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Isidro-Marinho, Geison |
Abstract: | O principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão. |
Keywords: | Transtorno obsessivo compulsivo Teoria analítico-comportamental Regra comportamental |
Citation: | DUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006 |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915 |
Issue Date: | Nov-2006 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20210732.pdf | 265.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.