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metadata.dc.type: TCC
Title: Comportamento antissocial infantil e baixo desempenho escolar: estudo crítico
Authors: Carvalho, Helke Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Eileen Pfeiffer
Abstract: Nesta monografia, a autora apresenta e analisa criticamente, sob a perspectiva behaviorista radical, a hipótese defendida por estudiosos da área educacional e da escolar de que crianças que emitem, com freqüência muito mais alta que seus pares, comportamentos anti-sociais em suas interações na escola estão sob maior risco de sofrerem queda no desempenho escolar. O procedimento utilizado para efetuar essa análise foi apresentar e criticar premissas teóricas e construtos utilizados por esses estudiosos na pesquisa da hipótese, evidenciando a existência de uma multiplicidade conceitual que abre um vasto campo de pesquisa sobre a relação entre comportamento anti-social infantil e baixo desempenho escolar. Além de estudar a relação entre essas variáveis – o objetivo central do estudo –, a autora apresenta e analisa algumas questões referentes à estratégia de treinar as habilidades sociais dos alunos, proposta por vários educadores, e as habilidades sociais e profissionais dos professores, segundo o modelo proposto pelo grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), da Universidade Federal de São Carlos. A autora propõe que o Behaviorismo Radical oferece uma alternativa cientificamente interessante à perspectiva mentalista, pela utilização de uma linguagem mais precisa e mais direcionada à utilização pragmática dos achados de pesquisa no quotidiano educacional e no escolar.
Keywords: Comportamento anti-social
Desempenho escolar
Habilidade social
Behaviorismo radical
Psicologia escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2918
Issue Date: Jun-2006
Appears in Collections:PSI - Graduação

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