Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2918
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Comportamento antissocial infantil e baixo desempenho escolar: estudo crítico |
Authors: | Carvalho, Helke Cunha |
metadata.dc.contributor.advisor: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Abstract: | Nesta monografia, a autora apresenta e analisa criticamente, sob a perspectiva behaviorista radical, a hipótese defendida por estudiosos da área educacional e da escolar de que crianças que emitem, com freqüência muito mais alta que seus pares, comportamentos anti-sociais em suas interações na escola estão sob maior risco de sofrerem queda no desempenho escolar. O procedimento utilizado para efetuar essa análise foi apresentar e criticar premissas teóricas e construtos utilizados por esses estudiosos na pesquisa da hipótese, evidenciando a existência de uma multiplicidade conceitual que abre um vasto campo de pesquisa sobre a relação entre comportamento anti-social infantil e baixo desempenho escolar. Além de estudar a relação entre essas variáveis – o objetivo central do estudo –, a autora apresenta e analisa algumas questões referentes à estratégia de treinar as habilidades sociais dos alunos, proposta por vários educadores, e as habilidades sociais e profissionais dos professores, segundo o modelo proposto pelo grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), da Universidade Federal de São Carlos. A autora propõe que o Behaviorismo Radical oferece uma alternativa cientificamente interessante à perspectiva mentalista, pela utilização de uma linguagem mais precisa e mais direcionada à utilização pragmática dos achados de pesquisa no quotidiano educacional e no escolar. |
Keywords: | Comportamento anti-social Desempenho escolar Habilidade social Behaviorismo radical Psicologia escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2918 |
Issue Date: | Jun-2006 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20210914.pdf | 763.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.