Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2954
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O psicodiagnóstico nas escolas regulares no processo de inclusão: visão do psicólogo e do professor |
Authors: | Santos, Lucianne Barradas dos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | A presente monografia tem como objetivo verificar o processo de psicodiagnóstico em uma escola pública do Distrito Federal e suas conseqüências para o aluno, confrontando as bases teóricas com a prática que envolve professores e o psicólogo no contexto escolar. Primeiramente foi traçado um histórico dos testes psicológicos, abordando a classificação, os testes educacionais e o psicodiagnóstico. Depois foi apresentado o psicólogo em sua gênese na Psicologia Escolar, sua função atual e também a situação da Psicologia Escolar e o uso de testes na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. No que diz respeito ao psicólogo neste contexto de inclusão escolar, percebeu-se que atualmente o psicólogo não é somente o aplicador de testes que elabora diagnósticos. Hoje ele é um profissional que está inserido na relação interdisciplinar, buscando estratégias para a inserção do aluno, nesse novo contexto social, que é a escola regular. Conclui-se ao final deste trabalho que, por mais esforços que sejam feitos, o maior prejudicado ainda é o aluno, pois falta capacitação aos professores que trabalham em escolas inclusivas e profissionais, especialmente psicólogos, para proceder todas as etapas que o psicodiagnóstico exige. |
Keywords: | Psicólogo Psicodiagnóstico Inclusão escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2954 |
Issue Date: | Jun-2008 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20241342.pdf | 194.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.