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metadata.dc.type: TCC
Title: O psicodiagnóstico nas escolas regulares no processo de inclusão: visão do psicólogo e do professor
Authors: Santos, Lucianne Barradas dos
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: A presente monografia tem como objetivo verificar o processo de psicodiagnóstico em uma escola pública do Distrito Federal e suas conseqüências para o aluno, confrontando as bases teóricas com a prática que envolve professores e o psicólogo no contexto escolar. Primeiramente foi traçado um histórico dos testes psicológicos, abordando a classificação, os testes educacionais e o psicodiagnóstico. Depois foi apresentado o psicólogo em sua gênese na Psicologia Escolar, sua função atual e também a situação da Psicologia Escolar e o uso de testes na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. No que diz respeito ao psicólogo neste contexto de inclusão escolar, percebeu-se que atualmente o psicólogo não é somente o aplicador de testes que elabora diagnósticos. Hoje ele é um profissional que está inserido na relação interdisciplinar, buscando estratégias para a inserção do aluno, nesse novo contexto social, que é a escola regular. Conclui-se ao final deste trabalho que, por mais esforços que sejam feitos, o maior prejudicado ainda é o aluno, pois falta capacitação aos professores que trabalham em escolas inclusivas e profissionais, especialmente psicólogos, para proceder todas as etapas que o psicodiagnóstico exige.
Keywords: Psicólogo
Psicodiagnóstico
Inclusão escolar
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2954
Issue Date: Jun-2008
Appears in Collections:PSI - Graduação

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