Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2990
metadata.dc.type: TCC
Title: Os efeitos do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar
Authors: Sousa Neta, Sonia Bárbara de Azevedo e
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Eileen Pfeiffer
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica acerca do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) dentro do campo de dificuldades de aprendizagem e a medicalização do fracasso escolar. Primeiramente foi traçado um histórico do conceito de TDAH abordando os vários termos e pesquisas utilizadas por autores clássicos até os mais atuais. Depois, apresentado a definição do TDAH por vários autores, pelo DSM – IV e CID -10, os critérios diagnósticos e a sua prevalência, atentando para o fato de que o número crianças que são consideradas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade parece aumentar a cada dia, chegando a 3% a 5% de crianças em idade escolar. Finalmente, enfatizamos os efeitos do diagnóstico sobre o desempenho escolar das crianças diagnosticadas sobre a relação professor e aluno, tentando mostrar que os problemas de aprendizagem podem não ter sua origem apenas em aspectos cognitivos, mas também em vários aspectos, como rotulações e práticas pedagógicas não adequadas aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se, ao final desse trabalho que crianças que apresentam o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são crianças com capacidade de aprendizagem iguais a qualquer criança.
Keywords: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Medicalização do fracasso escolar
Aprendizagem
Relação professor-aluno
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2990
Issue Date: Nov-2006
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9961216.pdf189.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.