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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Sucesso ou fracasso escolar: uma questão de relação professor-aluno |
Authors: | Pontes, Patricia Casasanta |
metadata.dc.contributor.advisor: | Tunes, Elizabeth |
Abstract: | O presente trabalho propõe uma reflexão crítica acerca da possibilidade de promoção de sucesso na escola brasileira. Para isso, é necessário apresentar um panorama da Educação Básica no Brasil, a partir de dados estatísticos e da Constituição Federal. Em seguida, partindo de estudos e teorias de diversos autores da Psicologia e da Educação, faz-se uma revisão do conceito de fracasso escolar e possíveis forma de solucioná-lo que foram – ou não – tomadas no Brasil. Partindo-se da premissa que a alfabetização é fator indispensável ao sucesso escolar, optou-se por ilustrar e situar o leitor quanto à visão de alfabetização utilizada neste trabalho. Foi feita uma revisão do que os teóricos construtivistas e sócio-construtivistas consideram como sendo o processo de aquisição da leitura e da escrita, em especial as visões de Emilia Ferreiro e Vygotsky. Depois, tratando do sucesso escolar propriamente dito, discute-se a configuração da escola brasileira e as formas como ela trabalha, refletindo sobre as possibilidades de sucesso. Finalmente, discorre-se sobre os fatores que interferem no sucesso escolar, promovendo-o ou impedindo-o, e apresenta-se a ótica da relação professor-aluno, como forma de encontrar um caminho para o sucesso escolar. Conclui-se, então, a impossibilidade de sucesso, a partir do enfoque relacional tomado, devido à estrutura massificadora e reprodutora de conhecimento existente na escola brasileira. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035 |
Issue Date: | Jun-2005 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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