Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035
metadata.dc.type: TCC
Title: Sucesso ou fracasso escolar: uma questão de relação professor-aluno
Authors: Pontes, Patricia Casasanta
metadata.dc.contributor.advisor: Tunes, Elizabeth
Abstract: O presente trabalho propõe uma reflexão crítica acerca da possibilidade de promoção de sucesso na escola brasileira. Para isso, é necessário apresentar um panorama da Educação Básica no Brasil, a partir de dados estatísticos e da Constituição Federal. Em seguida, partindo de estudos e teorias de diversos autores da Psicologia e da Educação, faz-se uma revisão do conceito de fracasso escolar e possíveis forma de solucioná-lo que foram – ou não – tomadas no Brasil. Partindo-se da premissa que a alfabetização é fator indispensável ao sucesso escolar, optou-se por ilustrar e situar o leitor quanto à visão de alfabetização utilizada neste trabalho. Foi feita uma revisão do que os teóricos construtivistas e sócio-construtivistas consideram como sendo o processo de aquisição da leitura e da escrita, em especial as visões de Emilia Ferreiro e Vygotsky. Depois, tratando do sucesso escolar propriamente dito, discute-se a configuração da escola brasileira e as formas como ela trabalha, refletindo sobre as possibilidades de sucesso. Finalmente, discorre-se sobre os fatores que interferem no sucesso escolar, promovendo-o ou impedindo-o, e apresenta-se a ótica da relação professor-aluno, como forma de encontrar um caminho para o sucesso escolar. Conclui-se, então, a impossibilidade de sucesso, a partir do enfoque relacional tomado, devido à estrutura massificadora e reprodutora de conhecimento existente na escola brasileira.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035
Issue Date: Jun-2005
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20058998.pdf261.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.