Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3042
metadata.dc.type: TCC
Title: A repetição na linguagem do sujeito com Síndrome de Asperger
Authors: Silva, Paula Luciana Menezes da
metadata.dc.contributor.advisor: Tunes, Elisabeth
Abstract: Este trabalho pretende contribuir para uma discussão crítica sobre a constituição do sujeito portador da Síndrome de Asperger, por meio da descrição, análise e interpretação do discurso das crianças com essa síndrome, observando o funcionamento de sua linguagem e apreendendo suas regularidades. A observação e coleta de dados se deu em um contexto de atendimento terapêutico semanal, na clínica-escola da UniCeub, de dois grupos com 3 e 5 crianças, respectivamente, do sexo masculino, na faixa etária de 6 a 12 anos, de diferentes classes sociais, por um período de 80 minutos em média por atendimentos, acompanhado por uma professoraorientadora e duas alunas estagiárias. Naquele processo de investigação, pôde-se conhecer, compreender, discutir e deslocar certas noções da Psicologia e das Ciências da Linguagem, tomando como base a Análise do Discurso da linha francesa, em um trabalho interdisciplinar, bem como questionar alguns referenciais teóricos e metodológicos que vêm sendo adotados para compreensão dos fenômenos psicológicos da Síndrome de Asperger. Para a compreensão da constituição dos sujeitos com essa síndrome, foi analisado uma característica definidora e marcante dela, a repetição. Verificou-se que esta não é apenas uma tomada da fala do outro, mas sim uma forma de interação utilizada por essas crianças.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3042
Issue Date: Jun-2004
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9970191.pdf135.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.