Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3437
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As Histórias em Quadrinhos (HQ) de Maitena como auxílio no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna (LEM) |
Authors: | Penna, Isabela Monteiro |
Abstract: | O presente trabalho apresenta as Histórias em Quadrinhos (HQ) como um gênero
textual que pode auxiliar o ensino de Língua Estrangeira Moderna, no caso, a Língua
Espanhola. Para tanto, apresenta-se, em primeiro lugar, onde e quando surgiram as
HQ, seus momentos de consolidação e os de crise e o preconceito que este gênero
enfrentou ao longo de sua história. Depois, apresentam-se o corpus do trabalho, que
consiste na abordagem e análise de uma tirinha da escritora portenha Maitena
Burundarena e a importância das HQ no ensino, tendo em vista a exigência dos
Parâmetros Curriculares Nacionais perante o trabalho com todos os gêneros textuais
que circulam na sociedade. Por fim, apresenta-se a abordagem qualiquantitativa
utilizada na pesquisa para mostrar que as HQ podem ser utilizadas de maneira
eficaz nas aulas de Língua Espanhola. A aplicação prática das HQ em sala de aula
foi realizada em turmas do 2º ano do Ensino Médio de um colégio público do Distrito
Federal. Exploram-se diversos aspectos e características típicas das HQ e os meios
por onde circulam, que podem ser acessíveis aos estudantes. São apresentadas
estratégias de leitura como auxiliares no entendimento das HQ e as várias
possibilidades do uso deste gênero textual em sala de aula, sem serem vistas como
um gênero ‘pobre’ ou ‘marginalizado’. Na aplicação da pesquisa, relata-se, ainda, a
reação dos alunos diante das HQ e, em especial, dos estudantes do sexo masculino
que tendem a considerá-la peculiar. Trabalha-se com teorias de diversos autores
sobre como fazer as HQ serem vistas de maneira séria pelas escolas e pelos alunos. O presente trabalho apresenta as Histórias em Quadrinhos (HQ) como um gênero textual que pode auxiliar o ensino de Língua Estrangeira Moderna, no caso, a Língua Espanhola. Para tanto, apresenta-se, em primeiro lugar, onde e quando surgiram as HQ, seus momentos de consolidação e os de crise e o preconceito que este gênero enfrentou ao longo de sua história. Depois, apresentam-se o corpus do trabalho, que consiste na abordagem e análise de uma tirinha da escritora portenha Maitena Burundarena e a importância das HQ no ensino, tendo em vista a exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais perante o trabalho com todos os gêneros textuais que circulam na sociedade. Por fim, apresenta-se a abordagem qualiquantitativa utilizada na pesquisa para mostrar que as HQ podem ser utilizadas de maneira eficaz nas aulas de Língua Espanhola. A aplicação prática das HQ em sala de aula foi realizada em turmas do 2º ano do Ensino Médio de um colégio público do Distrito Federal. Exploram-se diversos aspectos e características típicas das HQ e os meios por onde circulam, que podem ser acessíveis aos estudantes. São apresentadas estratégias de leitura como auxiliares no entendimento das HQ e as várias possibilidades do uso deste gênero textual em sala de aula, sem serem vistas como um gênero ‘pobre’ ou ‘marginalizado’. Na aplicação da pesquisa, relata-se, ainda, a reação dos alunos diante das HQ e, em especial, dos estudantes do sexo masculino que tendem a considerá-la peculiar. Trabalha-se com teorias de diversos autores sobre como fazer as HQ serem vistas de maneira séria pelas escolas e pelos alunos. |
Keywords: | Gênero textual História em quadrinho Ensino Língua Espanhola PCN |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3437 |
Issue Date: | Jun-2010 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20763828.pdf | 400.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.