Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3442
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação de professores: uma lacuna na educação inclusiva: um estudo da formação do professor de língua portuguesa no Distrito Federal
Authors: Silva, Bibiane de Souza Winkler da
metadata.dc.contributor.advisor: Carrijo Cordova, Bianca
Abstract: A educação inclusiva se constitui hoje como realidade inegável, que necessita de discussões referentes ao ensino de alunos com deficiências físicas, sensoriais e cognitivas, por representarem um paradigma educacional novo e desconhecido pela maioria dos profissionais educadores. Esta monografia apresenta essa preocupação, considerando como foco de análise a formação do professor de Língua Portuguesa para o ensino básico na perspectiva da inclusão, com o intuito de investigar se há adequação na formação docente para o ensino inclusivo. Além da fundamentação teórica, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Letras, um estudo dos currículos de quatro instituições de ensino superior do Distrito Federal e a entrevista semi-estruturada, realizada com cinco professoras de três escolas da rede pública do Distrito Federal, regentes de salas de aula inclusivas. O conjunto de ações dessa pesquisa tem a pretensão de verificar em que medida a formação obtida na graduação em Letras contribui para o trabalho pedagógico nas escolas, na perspectiva da inclusão do Distrito Federal.
Keywords: Educação inclusiva
Deficiência
Formação de professor
Língua Portuguesa
Distrito Federal
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3442
Issue Date: Jul-2011
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20863427.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.