Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3442| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Formação de professores: uma lacuna na educação inclusiva: um estudo da formação do professor de língua portuguesa no Distrito Federal |
| Authors: | Silva, Bibiane de Souza Winkler da |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Carrijo Cordova, Bianca |
| Abstract: | A educação inclusiva se constitui hoje como realidade inegável, que necessita de discussões referentes ao ensino de alunos com deficiências físicas, sensoriais e cognitivas, por representarem um paradigma educacional novo e desconhecido pela maioria dos profissionais educadores. Esta monografia apresenta essa preocupação, considerando como foco de análise a formação do professor de Língua Portuguesa para o ensino básico na perspectiva da inclusão, com o intuito de investigar se há adequação na formação docente para o ensino inclusivo. Além da fundamentação teórica, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Letras, um estudo dos currículos de quatro instituições de ensino superior do Distrito Federal e a entrevista semi-estruturada, realizada com cinco professoras de três escolas da rede pública do Distrito Federal, regentes de salas de aula inclusivas. O conjunto de ações dessa pesquisa tem a pretensão de verificar em que medida a formação obtida na graduação em Letras contribui para o trabalho pedagógico nas escolas, na perspectiva da inclusão do Distrito Federal. |
| Keywords: | Educação inclusiva Deficiência Formação de professor Língua Portuguesa Distrito Federal |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3442 |
| Issue Date: | Jul-2011 |
| Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20863427.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.