Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3453
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A formação de leitores: análise de livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
Authors: | Campos, Eduarda Lins de Albuquerque |
metadata.dc.contributor.advisor: | Maia Ricardo, Claudia do Prado |
Abstract: | Este trabalho aborda alguns aspectos que constituem as práticas de letramento e de leitura escolar na formação de jovens leitores por meio da análise de um livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. A pesquisa tem como objetivo analisar se as atividades de leitura efetivamente colaboram para a formação de leitores. Para tanto, optou-se por selecionar como base teórica estudos que tratam de questões relativas ao letramento, leitura e livro didático. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa qualitativa de análise documental, constituindo-se como corpus da análise o volume três da coleção selecionada, destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise proposta indica que o livro apresenta conteúdo significativo, porém os dispositivos que constituem o seu fazer apresentam-se, em algumas abordagens, limitados quanto à leitura. Nesse sentido, propõe-se que o professor não apenas reproduza a proposta pedagógica do livro didático, mas amplie e redimensione suas atividades. |
Keywords: | Letramento Leitura na escola Formação de leitor Livro didático |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3453 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A formação de leitores. Análise de livro didático de LP do EM.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.