Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3453
metadata.dc.type: TCC
Title: A formação de leitores: análise de livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Authors: Campos, Eduarda Lins de Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor: Maia Ricardo, Claudia do Prado
Abstract: Este trabalho aborda alguns aspectos que constituem as práticas de letramento e de leitura escolar na formação de jovens leitores por meio da análise de um livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. A pesquisa tem como objetivo analisar se as atividades de leitura efetivamente colaboram para a formação de leitores. Para tanto, optou-se por selecionar como base teórica estudos que tratam de questões relativas ao letramento, leitura e livro didático. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa qualitativa de análise documental, constituindo-se como corpus da análise o volume três da coleção selecionada, destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise proposta indica que o livro apresenta conteúdo significativo, porém os dispositivos que constituem o seu fazer apresentam-se, em algumas abordagens, limitados quanto à leitura. Nesse sentido, propõe-se que o professor não apenas reproduza a proposta pedagógica do livro didático, mas amplie e redimensione suas atividades.
Keywords: Letramento
Leitura na escola
Formação de leitor
Livro didático
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3453
Issue Date: 2012
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A formação de leitores. Análise de livro didático de LP do EM.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.