Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474
metadata.dc.type: TCC
Title: Trança de histórias: literatura e história na sala de aula: um estudo da obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado
Authors: Morais, Francimeire de Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor: Maia, Ana Luiza Montalvão
Abstract: A pesquisa objetiva rever de que maneira a leitura escolarizada é tratada na escola e, em especial de que forma a ficção brasileira contemporânea é dialogada no ensino médio. Em uma sociedade letrada como a nossa, as possibilidades de exercício do corpo linguagem pelo uso da palavra são imensas. Há, entretanto, uma que ocupa lugar central. Trata-se da escrita. Essa primazia da escrita se dá porque é por meio dela que armazenamos nossos saberes, organizamos nossa sociedade e nos libertamos dos limites impostos pelo tempo e pelo espaço. A escrita é, assim, um dos mais poderosos instrumentos de liberação das limitações físicas do ser humano. O corpo linguagem escrita encontra na literatura seu mais perfeito exercício. Em outras palavras, é no exercício da leitura, da escrita, da análise e do debate dos textos literários que se desvela a arbitrariedade das regras impostas pelos discursos padronizados e explorados, em demasia, na prática escolar que a pesquisa pretendeu destacar, tratando a interatividade do factual e do ficcional ao analisar a obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado, com a finalidade de fazer da linguagem literária , em especial, a contemporânea, uma conversa amigável e produtiva, pois sendo múltipla, propicia uma aprendizagem sempre interativa.
Keywords: Leitura escolarizada
Contemporaneidade
Diálogo
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474
Issue Date: Dec-2011
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20858190.pdf146.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.