Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Trança de histórias: literatura e história na sala de aula: um estudo da obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado |
Authors: | Morais, Francimeire de Carvalho de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Maia, Ana Luiza Montalvão |
Abstract: | A pesquisa objetiva rever de que maneira a leitura escolarizada é tratada na escola e, em especial de que forma a ficção brasileira contemporânea é dialogada no ensino médio. Em uma sociedade letrada como a nossa, as possibilidades de exercício do corpo linguagem pelo uso da palavra são imensas. Há, entretanto, uma que ocupa lugar central. Trata-se da escrita. Essa primazia da escrita se dá porque é por meio dela que armazenamos nossos saberes, organizamos nossa sociedade e nos libertamos dos limites impostos pelo tempo e pelo espaço. A escrita é, assim, um dos mais poderosos instrumentos de liberação das limitações físicas do ser humano. O corpo linguagem escrita encontra na literatura seu mais perfeito exercício. Em outras palavras, é no exercício da leitura, da escrita, da análise e do debate dos textos literários que se desvela a arbitrariedade das regras impostas pelos discursos padronizados e explorados, em demasia, na prática escolar que a pesquisa pretendeu destacar, tratando a interatividade do factual e do ficcional ao analisar a obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado, com a finalidade de fazer da linguagem literária , em especial, a contemporânea, uma conversa amigável e produtiva, pois sendo múltipla, propicia uma aprendizagem sempre interativa. |
Keywords: | Leitura escolarizada Contemporaneidade Diálogo |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474 |
Issue Date: | Dec-2011 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20858190.pdf | 146.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.