Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3486
metadata.dc.type: TCC
Title: A “literatura escolar” e o vestibular
Authors: Rodrigues, Luciana Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues Silva, Amauri
Abstract: A função primordial da Literatura inserida no universo escolar deveria ser a ampliação da visão de mundo do estudante e o descortinamento de realidades necessários a um posicionamento maduro e transformador frente a sua realidade específica. Apesar disso, a estrutura educacional atual traça um plano uniformizador à sociedade, em que a preocupação não é formar cidadãos, mas sim profissionais. A rota lógica é partir do Ensino Médio à Universidade, passando pelo processo seletivo do vestibular. Devido à importância creditada a esse caminho, apontado como único, uma grande parte das escolas direciona seus objetivos e métodos à aprovação nessa prova de seleção. O ensino de literatura, por exemplo, fica preso a esse objetivo, limitado a analisar apenas o que é requisitado nos vestibulares. Tende, assim, à memorização e ao entendimento raso, preso ao nível do enredo. Fazendo uso de metodologia bibliográfica de caráter qualitativo e a partir de três obras literárias selecionadas, reflete-se acerca dos prejuízos gerados por aulas assim conduzidas e acerca da importância da disciplina em um plano mais amplo, levantando possíveis abordagens de ensino em que o objetivo despreendase da simples aprovação em uma prova e vise o desenvolvimento da criticidade e da autonomia dos estudantes e sua formação como cidadãos, possibilitando a percepção do mundo no texto e do texto no mundo, em uma formação que se pretende mais completa e capaz de preparar os estudantes para os caminhos que queiram seguir, seja no Ensino Superior ou não.
Keywords: Literatura
Vestibular
Memorização
Criticidade
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3486
Issue Date: 2012
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21018359.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.