Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3490
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As avaliações em larga escala e as suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa |
Authors: | Tomé, Aline da Rocha Lima Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Castilho, Mara Lúcia |
Abstract: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a investigar quais e que tipos de contribuições as avaliações em larga escala acarretam para o processo de avaliação da escola, como instituição formadora de cidadãos críticos. O tema da presente pesquisa surgiu da necessidade de compreendermos as contribuições que as avaliações em larga escala trazem para o novo currículo de ensino da língua portuguesa. Especificamente, no que se refere ao ensino democrático e integralizado de disciplinas que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Utilizou-se como instrumento de comparação uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que integra uma política de avaliação que busca mensurar o nível de preparo dos estudantes durante, e após a conclusão do ensino médio além de uma prova de língua portuguesa, preparada por um professor lotado em uma escola pública do DF. Para este diagnóstico considerou-se a perspectiva do ensino de língua portuguesa tendo como foco o desenvolvimento linguístico/discursivo do aluno, centrado nos gêneros textuais. |
Keywords: | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Gênero textual PCN |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3490 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Aline Ferreira Tomé.pdf | 732.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.