Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/685
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise estratégica de marketing dos 4ps em supermercado de vizinhança: estudo de caso
Authors: Carvalho, Geni Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Abrão, Mariângela
Abstract: No mercado competitivo, as empresas buscam se posicionar objetivando continuar e sobreviver em meio a tantas turbulências. Buscando agregar conhecimento e novas prospecções para implantar mudanças inovadoras no setor mercadológico. O trabalho apresenta uma pesquisa dos 4Ps em um supermercado de vizinhança. Inicialmente, apresentou-se o levantamento bibliográfico, abordando o consumidor como elemento chave das empresas, os conceitos e a evolução do marketing e do varejo. Descreveu-se ainda, a evolução dos supermercados, como também as características de supermercado de vizinhança. Em seguida, discorreu sobre o mix mercadológico (os 4Ps) e suas estratégias citadas por alguns autores, os quais apresentam de maneira sistêmica a opinião sobre este segmento. A segmentação do mercado com o foco no comportamento do consumidor e o que influencia a decisão de compra. A pesquisa trata-se de um estudo de caso que analisou as estratégias de marketing em relação ao mix. Ainda, na pesquisa, buscou-se analisar a forma que a empresa realiza suas atividades de marketing, confrontando com o que os autores descreveram sobre o assunto. Apresentaram-se sugestões de melhorias nos pontos pelo qual se detectou divergências. Concluiu-se que o Supermercado Afonso trabalha dentro do contexto teórico, no entanto, necessita de alguns ajustes nas suas estratégias mercadológicas, de modo que se mostre eficiente e eficaz em suas decisões estratégicas.
Keywords: Marketing
Varejo
Estratégia
Citation: CARVALHO, Geni Rodrigues de. Análise estratégica de marketing dos 4ps em supermercado de vizinhança: estudo de caso. 2007. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/685
Issue Date: May-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20300289.pdf498.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.