Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/709
metadata.dc.type: Monografia
Title: Marketing de relacionamento – fidelização de clientes: um estudo de caso na empresa torteria Di Lorenza
Authors: Lima, André Jose Da Silva
Abstract: O presente trabalho teve o propósito de analisar o marketing de relacionamento na empresa do ramo de alimentação, Torteria di lorenza localizada no Distrito Federal. Para esta análise foram traçados objetivo geral e específico, bem como metodologia de pesquisa. O objetivo geral é analisar a importância do marketing de relacionamento na empresa Torteria di Lorenza, e para isso foi realizada uma entrevista com perguntas abertas para obtenção de dados qualitativas em uma amostra a ser definida. Assim, o trabalho foi concluído de forma a apresentar sugestões para os problemas propostos. O referencial teórico seguiu a lógica: marketing de relacionamento, com seus conceitos e demais elementos cruciais para o entendimento do assunto; qualidade no atendimento, necessária para o sucesso no relacionamento da empresa com o cliente; satisfação do cliente e, por fim, a aplicação da entrevista. No decorrer do desenvolvimento desta monografia, observou-se que, as empresas, para aumentar sua lucratividade e reter clientes, devem primar pelo investimento em marketing de relacionamento, já que como se sabe, os custos com conquista de um cliente são muito mais altos que os custos com a retenção dos clientes na empresa. Tal fato leva a crer que é real a necessidade em se buscar a fidelização dos clientes, uma vez que cliente fidelizado é garantia de perpetuidade no mercado. Assim, tendo como empresa de base para o estudo a Torteria di Lorenza, buscou-se, de forma metodológica, por meio da utilização de ferramenta de pesquisa, denominada entrevista com cinco perguntas abertas, resultados científicos para a presente pesquisa, de forma que se desenvolvesse o estudo com maior coeficiente possível de veracidade, baseando-se, além dos fatos reais em autores variados que abordaram o assunto.
Keywords: Satisfação
Retenção
Fidelização
Citation: LIMA, André José da Silva. Marketing de relacionamento - fidelização de clientes: um estudo de caso na empresa Torteria Di Lorenza . 2007. 40 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/709
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20000117.pdf238.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.