Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/718
metadata.dc.type: TCC
Title: Endomarketing: um estudo de caso na TV Cultura
Authors: Silva, Denilson Morales da
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Marcelo
Abstract: Esta monografia tem como foco o Endomarketing ou Marketing Interno, seus conceitos e suas aplicações como ferramenta para a criação de vantagem competitiva no mercado de serviços em produção de televisão e, conseqüentemente, a contribuição de informações necessárias para um melhor desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Através de um estudo de caso na TV Cultura, uma empresa de televisão com mais de 40 (quarenta) anos no mercado; que está inserida em um ambiente concorrido tanto na disputa pela publicidade comercial, para manutenção de sua grade de programação, quanto na produção de serviços televisivos para clientes em geral, a visualização das ações de Endomarketing que alavancam suas receitas se concretizaram e apresentaram caminhos para o sucesso que passam pelo primeiro cliente da empresa: seu funcionário. A base teórica, com pesquisa bibliográfica de vários autores, foi apresentada com as devidas relações de temas que se conectaram; assuntos estes que passaram da conceituação do próprio Marketing, da Administração Estratégica com suas análises ambientais e do Endomarketing. A relação teórica-prática se deu com a teoria apurada, as observações práticas e o estudo de caso na organização (TV Cultura). Com metodologia apropriada para o trabalho, a abordagem na empresa foi dada com amostragem significativa de um universo de funcionários respondendo a questionários que tabulados os dados e analisados, nortearam o estudo e as conclusões. A partir destas ações executadas neste trabalho de fim de curso, pode-se analisar e relacionar a importância do Endomarketing nos processos internos da organização, criando diferenciais imensuráveis, sendo que, não somente para a TV Cultura, mas para todas as organizações em geral, os programas de Endomarketing proporcionam soluções que levam a eficiência e eficácia de seus produtos e/ou serviços.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/718
Issue Date: Jan-2008
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20488445.pdf250.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.