Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/775
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação corporativa: um estudo de caso realizado no Banco Central do Brasil
Authors: Castilho, Pedro Brandão
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Marcelo
Abstract: As organizações estão inseridas em um ambiente caracterizado pela concorrência acirrada e rápidas mudanças. A economia está articulada em torno dos serviços e as atividades necessitam cada vez mais do uso do conhecimento, onde a capacidade das pessoas, o chamado capital intelectual assume importância jamais reconhecida. Nesse contexto, o desafio principal das organizações é atrair, desenvolver e reter sua força de trabalho. Com isso, o foco no treinamento e desenvolvimento orientado para resultados quase que imediatos perde espaço para uma aprendizagem contínua, visando resultados principalmente de longo prazo sempre difundindo os objetivos, a visão e missão das organizações. A força de trabalho antes quase que adestrada, passa a ter uma relação de vantagens mútuas com a empresa. O conhecimento adquirido é uma forma de aperfeiçoamento dos funcionários, que por sua vez, dão um retorno à organização. A universidade corporativa se constitui como a principal forma de gestão do capital intelectual através da difusão contínua do conhecimento. A escolha do tema do presente trabalho tem como justificativa a crescente importância do conhecimento nas organizações, objetivando demonstrar o processo de implantação da educação corporativa e seus benefícios para as empresas, por meio de um estudo de caso realizado no Banco Central do Brasil. Para tal, é utilizado o método dedutivo de abordagem e a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Esse objetivo foi alcançado parcialmente, pois foi detectada uma dificuldade de mensuração de benefícios como produtividade, porém o estudo detalha as etapas de implementação e os benefícios já alcançados pela universidade corporativa do Banco Central do Brasil.
Citation: CASTILHO, Pedro Brandão de. Educação corporativa: um estudo de caso realizado no Banco Central do Brasil. 2006. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/775
Issue Date: Nov-2006
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20150758.pdf204.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.