Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/877
metadata.dc.type: Monografia
Title: Marketing de relacionamento
Authors: Monteiro, Rafael Groenwold
Abstract: O mercado cada vez mais competitivo vem exigindo uma nova atitude por parte das empresas e apenas comercializar seus produtos e serviços deixou de ser o foco. Os relacionamentos duradouros e um sentimento de parceria entre empresa, clientes, funcionários e fornecedores passou a ser determinante para o sucesso das organizações e necessário para sua sobrevivência. Conhecer o cliente e suas necessidades neste contexto se tornou fundamental, pois só assim o relacionamento entre as partes pode gerar benefícios para ambos os lados. Oferecer serviços de qualidade, surpreender o cliente e agregar valor são passos necessários que levam ao sucesso organizacional. Neste contexto, a presente monografia de graduação apresentou o marketing de relacionamento como uma ferramenta que fortaleça os relacionamentos e agreguem valor aos clientes, tornando assim a empresa mais competitiva. O objetivo geral deste trabalho foi descrever o papel do marketing de relacionamento no Restaurante Sabor Glacé, analisando também a qualidade no atendimento, satisfação do cliente e a fidelização do cliente. Sendo assim, inicialmente foi necessário estudar as teorias propostas por diversos autores sobre o assunto e em seguida foi analisada a empresa para confrontar teoria e prática. Onde através da entrevista e do estudo da empresa pôde-se analisar como o marketing de relacionamento está influenciando nos processos do Restaurante Sabor Glacé.
Citation: MONTEIRO, Rafael Groenwold. Marketing de relacionamento. 2007. 35 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/877
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20329368.pdf308,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.