Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/900
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da estratégia competitiva para empresas de telefonia móvel: um estudo de caso na Vivo
Authors: Coelho, Eduardo Campos
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Marcos André Sarmento
Abstract: Esta monografia apresenta a estratégia como fator de influência para que as empresas atinjam os objetivos esperados através de ações planejadas. Compreender e acompanhar as mudanças do mercado se faz necessários para que uma empresa consiga sobreviver no mercado competitivo. É através da estratégia que as organizações possuem a capacidade de conhecer de forma apurada o desejo e as demandas dos clientes. Em meio ao mercado de telefonia celular que cresce rapidamente, a empresa Vivo ao deixar de aderir à tecnologia GSM obteve perda em sua participação no mercado. Esta monografia tem como objetivo saber os motivos competitivos que levaram a empresa a implantar essa tecnologia. Para o alcance deste objetivo, foram ressaltados temas como: a estratégia empresarial, estratégia de negócio, estratégia genérica e as estratégias competitivas, bem como as cinco forças competitivas que determinam o potencial de lucro da organização. Após a teoria foi relatado o caso da empresa Vivo, uma empresa que atua no ramo de telefonia móvel em nível nacional, controladas pelos grupos Portugal Telecom e Telefônica. Ao final é realizada uma análise da teoria em confronto com a prática, e em seguida a conclusão sobre o que foi analisado.
Keywords: Estratégia
Competitividade
Mercado
GSM
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/900
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20351090.pdf150.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.