Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/921
metadata.dc.type: Monografia
Title: Planejamento estratégico e os clubes de futebol brasileiros
Authors: Andreozzi, Daniel Marques
Abstract: A presente monografia tem como tema os clubes de futebol brasileiros e como estes podem utilizar o planejamento estratégico como uma ferramenta que os auxiliem nas diversas áreas de sua gestão. Organizações das mais diferentes áreas há muito tempo tem o planejamento estratégico como a base para uma gestão mais sólida, sendo assim e levando em consideração que os clubes de futebol estão passando por uma fase de transição e devem estar estruturados de maneira mais profissional para se adaptarem ao mercado do entretenimento, este trabalho tenta responde como os clubes de futebol podem utilizar o planejamento estratégico para que sua gestão se torne mais profissional. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório com base no método dedutivo e a técnica aplicada foi a pesquisa bibliográfica. Amparado pelos objetivos geral e específicos se deu o desenvolvimento do embasamento teórico, no intuito de fundamentar a pesquisa, que relata o contexto atual em que estão inseridos os clubes de futebol brasileiros, além de definições de planejamento, análise SWOT e estratégia e as etapas que devem ser seguidas para a elaboração de um planejamento estratégico. Por fim o trabalho tem o intuito de fazer com que o leitor reflita sobre a maneira como os clubes de futebol estão se organizando ao longo dos anos, e como poderiam melhorar sua gestão por meio da realização de um planejamento estratégico. Esse tipo de planejamento pode fazer com que o clube se conheça melhor e entenda todo o ambiente que o cerca tornando-se uma verdadeira empresa, com mais organização, com mais capacidade para gerar e administrar recursos, equilibrando suas finanças e tendo mais oportunidades para atingir os objetivos a que se propõem.
Keywords: Planejamento
Estratégia
Clube
Citation: ANDREOZZI, Daniel Marques. Planejamento estratégico e os clubes de futebol brasileiro. 2007. 35 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/921
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20400207.pdf168,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.