Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/929
metadata.dc.type: TCC
Title: Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso dos chefes de serviço da secretaria de telecomunicações do Senado Federal
Authors: Correa, Priscilla de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Marcelo
Abstract: O tema escolhido para este trabalho foi “Qualidade de Vida”, que se tornou um instrumento estratégico para as organizações, devido a sua influência na produtividade. É nítida a melhoria dos custos, quando se reduz desperdícios através da mudança comportamental dos funcionários. Para tanto, é preciso à implantação de programas de qualidade de vida para facilitar a aceitação destas mudanças. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a necessidade de melhorias na execução das atividades de gerenciamento dos chefes de serviço da Secretaria de Telecomunicações do Senado Federal, tendo como objetivos específicos, a abordagem conceitual sobre qualidade de vida, os tipos de programas de qualidade e sua aplicabilidade nas empresas. Assim, foi realizada uma observação participativa e pesquisas bibliográficas para embasamento do trabalho num primeiro momento. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionários, para levantamento de dados, em resposta ao problema apresentado, qual seja: Existe a necessidade de implantação de programas sobre qualidade de vida no trabalho no desenvolvimento das tarefas dos chefes de serviços da Secretaria de Telecomunicações do Senado Federal? A partir da problemática apresentada, bem como da pesquisa de campo, foi possível a obtenção de resultados que norteassem a aplicabilidade deste tema naquele órgão, concluindo-se que as pessoas que lá desempenham suas funções, em especial os chefes de serviços, teriam um melhor aproveitamento de seus colaboradores se algum dos programas aqui mencionados fosse implantado. Todo este contexto proporcionou uma análise dos resultados obtidos, mostrando as condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento de métodos e técnicas de “Qualidade de Vida” no setor de Telecomunicações do Senado Federal.
Citation: CORREA, Priscilla de Sousa. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso dos chefes de serviço da Secretária de Telecomunicações do Senado Federal. 2008. 40 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/929
Issue Date: Jul-2008
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20400775.pdf101.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.