Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/977
metadata.dc.type: TCC
Title: Planos de previdência complementar: migração da modalidade de beneficio definido para contribuição definida: uma tendência
Authors: Pinto, Germana Sobreira Gama
metadata.dc.contributor.advisor: Abrão, Mariângela
Abstract: Este trabalho tem por finalidade analisar as tendências do mercado sobre a migração de planos previdenciários da modalidade benefício (BD) para contribuição definida (CD). Foi feita uma contextualização histórica da previdência social e complementar e um levantamento comparativo sobre as duas modalidades de plano com análise das vantagens e desvantagens de casa tipo. A aversão das empresas ao risco tem sido o maior impulsionador dessa tendência, uma vez que, ao patrocinarem um plano da modalidade benefício definido, elas estão assumindo o risco inerente a este tipo de plano. O estudo procurou demonstrar qual tipo de modalidade mais se adequa ao atendimento das necessidades da população, tanto sob o ponto de vista profissional quanto pessoal, no tocante à estabilidade financeira no futuro. Foi feito pesquisa bibliográfica, dando ênfase a artigos científicos em revistas especializadas em previdência e, como fonte secundária, o uso de entrevista semi-estruturada . Sugeriu-se a continuidade de estudos com aprofundamento na comparação dos planos frente à realidade socioeconômica do país e a produção de mais conhecimento sobre o tema.
Keywords: Plano previdenciário
Benefício definido
Contribuição definida
Citation: PINTO, Germana Sobreira Gama. Planos de previdência complementar- migração da modalidade de beneficios definifo para contribuição definida: uma tendência. 50 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/977
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20400394.pdf440.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.