Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/991
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Liderança versus aprendizagem organizacional: papel do líder nos processos de aprendizagem organizacional |
Authors: | Sampaio, Jheyse de Matos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Gagliardi, Érika Costa Vieira |
Abstract: | O presente artigo defende a liderança como um método para otimização da aprendizagem organizacional. O crescente interesse por parte das empresas na aprendizagem organizacional, se da pela necessidade de um modelo gerencial capaz de seguir o atual ritmo de transformações do mundo globalizado, essa necessidade justifica o trabalho. O estudo procura identificar qual o papel do líder nos processos de aprendizagem organizacional e consequentemente avaliar a sua influência. Para entender a temática foi realizado um levantamento sobre as teorias de liderança e aprendizagem organizacional. Os tópicos abordados no referencial teórico trataram dos conceitos, tipos e cultura de aprendizagem organizacional. A respeito de liderança foi tratado os conceitos, características e os efeitos da mesma nas organizações. Por fim, foi abordada a relação entre liderança e aprendizagem. Onde verificou-se que a liderança contribui efetivamente para a aprendizagem organizacional, oferecendo meios para aprendizagem individual, além de nortear e disponibilizar uma estrutura adequada para a geração, interpretação e disseminação das informações dentro da organização. Como metodologia adotou-se a pesquisa qualitativa básica, por meio de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. |
Keywords: | Liderança Aprendizagem organizacional Organização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/991 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20750489.pdf | 144.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.