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metadata.dc.type: Monografia
Title: A criação e o gerenciamento da marca como vantagem competitiva
Authors: Pinto, Edgar Bruno de Almeida
Abstract: Este trabalho tem por finalidade apresentar as ferramentas para criação e gestão de uma marca como vantagem competitiva, auxiliando os empresários a criarem marcas fortes, atraindo e fidelizando clientes. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema abordando a história do surgimento da marca, seus conceitos e as ferramentas para criação e gestão utilizadas ao longo do tempo. A importância desse estudo se revela pelo fato de grande parte das empresas não se preocuparem diretamente com suas marcas, tratando-a como um bem secundário. Assim, é necessário entender como as marcas afetam os consumidores, para em seguida colocar em prática planos de ação associados a ferramentas de marketing. Para fundamentar a análise foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de entrevistas em quatro pequenas e médias empresas situadas no Distrito Federal. Essa pesquisa teve o objetivo de identificar como as empresas estão criando e gerenciando suas marcas e se os investimentos nessas ações geram resultados satisfatórios. Foi possível concluir que é importante que as empresas invistam uma parte do seu capital na construção de uma marca forte, para assim manterem-se firmes no mercado cada vez mais competitivo.
Keywords: Marca
Brand equity
Criação
Gerenciamento
Citation: PINTO, Edgar Bruno de Almeida. A criação e o gerenciamento da marca como vantagem competitiva. 2009. 43 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10002
Issue Date: 2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

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