Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10026
metadata.dc.type: Monografia
Title: Percepção de satisfação dos clientes do centro olímpico de ensino
Authors: Abreu, Filippe Rodrigues
Abstract: Esta pesquisa objetivou encontrar a percepção de qualidade recebida pelos responsáveis pelos alunos do Centro Olímpico de Ensino - COE. O COE é uma escola que atende alunos do maternal ao ensino médio e está localizada em Planaltina - DF. Inicialmente foram estudados os conceitos e os temas relacionados ao assunto. Para alcançar valores e poder mensurar a satisfação foi preciso realizar uma pesquisa onde se obtivesse resultados relacionados ao atendimento ideal e ao atendimento recebido. Na pesquisa foram analisadas quatro turmas da escola, sendo elas, 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano do Ensino fundamental. Nessa pesquisa buscou – se encontrar a percepção de qualidade dos responsáveis sobre os alunos, os indicadores de qualidade percebidos por eles além da busca por alguma diferença entra as opiniões encontradas. O instrumento utilizado para a pesquisa foi a escala SERVQUAL, pois já é um instrumento validado e eficaz para a situação proposta. Essa escala mensura bem a qualidade percebida além de ser um instrumento utilizado para avaliar a qualidade em organizações de prestação de serviço. Sabemos que autores como Mattar (2001) falam da dificuldade de mensurar o pensamento das pessoas, já que esses não podem ser observados. Apesar dessa dificuldade os objetivos do trabalho não visam se estender até esse ponto. Apesar de tudo o questionário SERVQUAL é validado e apresenta resultados coerentes. O trabalho foi realizado com sucesso e obteve as respostas buscadas além de um bom banca de informações que podem ser utilizados em pesquisas futuras ou no auxilio para a tomada de decisão na empresa estudada.
Keywords: Educação
Satisfação do cliente
Centro Olímpico de Ensino
Citation: ABREU, Filippe Rodrigues. Percepção de satisfação dos clientes do Centro Olímpico de Ensino. 2010. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10026
Issue Date: 2010
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20601207.pdf639.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.