Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10029
metadata.dc.type: TCC
Title: Diagnóstico de competências na área de vendas de uma loja de artigos esportivos do Distrito Federal
Authors: Hobo, Danielle Akemi Watanabe
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Homero Barbosa
Abstract: Esta monografia realiza um diagnóstico de competências em funcionários de vendas em uma loja de artigos esportivos localizada no Distrito Federal. O estudo, de caráter exploratório, com a utilização de método qualitativo e quantitativo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, entrevistas (semi-estruturada) e questionários. Com a técnica de pesquisa bibliográfica pode-se descrever conceitos como competência, diagnóstico de competências e vendas. Com os dados obtidos com as entrevistas feitas com o supervisor de vendas, gerente, subgerente e uma funcionária de caixa, foram descritas supostas competências relevantes a organização, que depois foram submetidas à apreciação do gerente. Tais competências constituíram o questionário que foi aplicado aos funcionários de vendas da empresa. A amostra foi composta por nove funcionários de vendas, no qual foi aplicada a técnica de questionário, para a realização do diagnóstico de competências, com o intuito de verificar quais competências relevantes à organização tinham maior grau de necessidade de desenvolvimento. No questionário, os funcionários expressaram seu domínio para cada competência, que variava de um a cinco, onde um significava pouco domínio e cinco, muito domínio. Eles expressaram também a importância de cada competência para seu trabalho, variando também de um a cinco, onde um significava pouco importante, e cinco significava muito importante. Foi aplicado um questionário ao gerente, com as mesmas competências que compuseram o questionário dos funcionários, onde o mesmo expressou o quanto o funcionário dominava sobre cada competência e o quanto cada uma delas era importante no trabalho dos mesmos. Com os resultados dos questionários, os dados obtidos foram transformados em cálculos, utilizando uma expressão matemática própria para verificar o grau de necessidade de desenvolvimento de cada competência. Após a tabulação dos dados dos questionários, pode-se obter um diagnóstico de competências em relação aos funcionários de vendas da empresa estudada.
Keywords: Competência
Diagnóstico de competência
Venda
Treinamento
Desenvolvimento
Educação
Citation: HOBO, Danielle Akemi Watanabe. Diagnóstico de competências na área de vendas de uma loja de artigos esportivos do Distrito Federal. 2009. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10029
Issue Date: 2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20706368.pdf502.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.