Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10059
metadata.dc.type: Monografia
Title: A internacionalização das empresas brasileiras: uma aplicação do benchmarking
Authors: Grattapaglia, Fabio
Abstract: O crescente desenvolvimento do Brasil depende da expansão de suas empresas através do processo de internacionalização. Este artigo pretende demonstrar a importância desse processo, e auxiliar as organizações brasileiras a seguir esse rumo por meio da ferramenta de benchmarking. A questão que norteia essa pesquisa é como o benchmarking pode ser utilizado como ferramenta no auxílio do processo de internacionalização das empresas brasileiras. Para isso foram estabelecidos cinco objetivos específicos que foram atingidos durante três etapas do trabalho: embasamento teórico, que informou as principais teorias sobre internacionalização e benchmarking, apresentação dos dados, que demonstrou os casos de internacionalização da Marcopolo, Gerdau e Embraer e a análise dos dados, que analisou cada caso e aplicou a ferramenta de benchmarking na internacionalização, cruzando os casos com as teorias. Enfim, verificou-se que o benchmarking é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de internacionalização, principalmente solucionando os problemas das empresas brasileiras que sofrem de carências de informações.
Keywords: Internacionalização
Benchmarking
Processo
Citation: GRATTAPAGLIA, Fabio. A internacionalização das empresas brasileiras: uma aplicação do benchmarking. 2010. 32 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10059
Issue Date: 11-Nov-2010
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20750400.pdf244.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.