Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10122
metadata.dc.type: TCC
Title: A comunicação como ferramenta para promover o endomarketing na organização
Authors: Gonçalves, Fabíola Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, José Antônio Rodrigues do
Abstract: Este estudo foi realizado por meio de um levantamento de dados bibliográficos e um estudo de campo por meio de um questionário contendo 10 perguntas aplicado no CETEB – Centro de Ensino Tecnológico de Brasília para um grupo de 20 funcionários, a pesquisa é considerada um censo pela quantidade pequena de funcionários. O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar que a comunicação pode ser utilizada como ferramenta para promover o endomarketing na empresa, visando a segurança de ter funcionários satisfeitos e qualificados no atendimento. O processo de comunicação juntamente com outras estratégias como informação, motivação, integração e o uso da tecnologia com a intranet, são indispensáveis para que a empresa possa manter seus funcionários treinados e satisfeitos, visando à qualidade no atendimento aos clientes externos. Um programa de endomarketing reúne todas essas estratégias, mostrando que se a empresa quiser atingir a qualidade no atendimento, ela precisa começar pelos funcionários que o endomarketing aborda como clientes internos, essas pessoas precisam estar interadas dos produtos, serviços e objetivos da empresa para que eles possam valorizar e defender a empresa da qual fazem parte. Dessa forma de acordo com o levantamento realizado no CETEB, temos como resultados alcançados, as informações não estão alcançando o funcionário como principal interessado, ou quando a informação é repassada o processo de comunicação é interrompido pela falta de realimentação. A comunicação pode ser utilizada como ferramenta pelo endomarketong.
Keywords: Endomarketing
Comunicação
Informação
Qualidade no atendimento
Citation: GONÇALVES, Fabíola Pinheiro. A comunicação como ferramenta para promover o endomarketing na organização. 2010. 40 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10122
Issue Date: Jun-2010
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20501198.pdf256.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.