Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHolanda, João Mendes Gomes Brasil de-
dc.date.accessioned2017-03-10T18:22:32Z-
dc.date.available2017-03-10T18:22:32Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationHOLANDA, João Mendes Gomes Brasil de. As vivências de professores/as na elaboração de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero. 2016. 69 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10334-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo a investigação das vivências dos/as professores/as de escolas públicas do Distrito Federal no processo de criação e manutenção de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero. Quanto à metodologia, a pesquisa se inspira na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey (2001; 2005). Realizou-se entrevistas individuais, semiestruturadas com quatro professores/as, sendo três professores/as que atuam com projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero e uma que demonstra interesse em elaborar um projeto voltado para essa temática. Para a análise dos dados elaborou-se três categorias analíticas, a saber: 1) concepções e crenças dos/as professores/as participantes em relação às questões de gênero na escola e na sociedade, 2) vivências dos/as professores/as na criação e manutenção de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero e 3) facilidades e obstáculos enfrentados pelos/as professores/as na implementação dos projetos. Identificou-se, a partir da fala dos/as participantes, a importância da discussão de gênero nas escolas. Antes dos projetos, todos/as participantes encontraram resistências nas escolas sobre a temática, demonstrando que o tema ainda é invisibilizado nas escolas, apesar das diretrizes legais do Ministério da Educação. Essencial para elaboração e manutenção dos projetos foram as redes sociais encontradas pelos/as participantes com agentes da própria escola e de outras instituições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-09T18:09:47Z No. of bitstreams: 1 21162540.pdf: 456383 bytes, checksum: 43bf297ef7407be84b7f349351bace7a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-10T18:22:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21162540.pdf: 456383 bytes, checksum: 43bf297ef7407be84b7f349351bace7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-10T18:22:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21162540.pdf: 456383 bytes, checksum: 43bf297ef7407be84b7f349351bace7a (MD5) Previous issue date: 2016-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectVivência de professor (a)pt_BR
dc.subjectProjeto inovadorpt_BR
dc.titleAs vivências de professores/as na elaboração de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gêneropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-07-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21162540.pdf445.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.