Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10334
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As vivências de professores/as na elaboração de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero |
Authors: | Holanda, João Mendes Gomes Brasil de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo a investigação das vivências dos/as professores/as de escolas públicas do Distrito Federal no processo de criação e manutenção de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero. Quanto à metodologia, a pesquisa se inspira na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey (2001; 2005). Realizou-se entrevistas individuais, semiestruturadas com quatro professores/as, sendo três professores/as que atuam com projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero e uma que demonstra interesse em elaborar um projeto voltado para essa temática. Para a análise dos dados elaborou-se três categorias analíticas, a saber: 1) concepções e crenças dos/as professores/as participantes em relação às questões de gênero na escola e na sociedade, 2) vivências dos/as professores/as na criação e manutenção de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero e 3) facilidades e obstáculos enfrentados pelos/as professores/as na implementação dos projetos. Identificou-se, a partir da fala dos/as participantes, a importância da discussão de gênero nas escolas. Antes dos projetos, todos/as participantes encontraram resistências nas escolas sobre a temática, demonstrando que o tema ainda é invisibilizado nas escolas, apesar das diretrizes legais do Ministério da Educação. Essencial para elaboração e manutenção dos projetos foram as redes sociais encontradas pelos/as participantes com agentes da própria escola e de outras instituições. |
Keywords: | Gênero Vivência de professor (a) Projeto inovador |
Citation: | HOLANDA, João Mendes Gomes Brasil de. As vivências de professores/as na elaboração de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero. 2016. 69 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10334 |
Issue Date: | Jul-2016 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21162540.pdf | 445.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.