Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10340| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Medicalização e diagnóstico no espaço escolar: compreendendo aspectos da subjetividade social |
| Authors: | Silva, Deborah Cristina Costa e |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Mori, Valeria Deusdara |
| Abstract: | Essa pesquisa tem como tema a medicalização e o diagnóstico no espaço escolar, compreendendo aspectos da subjetividade social desse espaço. A perspectiva histórico cultural adotada nesse trabalho considera a condição histórica dos fenômenos e também a complexidade constitutiva dos processos psicológicos, pois em uma instituição escolar a tensão entre subjetividade individual e social está em constante movimento e será a partir dessa tensão que novos sentidos subjetivos serão construídos a respeito da medicalização infantil e do sentido do diagnóstico. Portanto o objetivo dessa pesquisa é compreender aspectos da subjetividade social que podem sustentar ou não as práticas medicalizantes no contexto, a partir de uma compreensão da dinâmica relacional da instituição e de que forma os profissionais e atores escolares compartilham crenças e posicionamentos que podem fortalecer o diagnóstico e a medicalização na escola. Utilizando o método construtivo interpretativo valoriza-se o caráter construtivo interpretativo da pesquisa, a legitimação do singular e seu caráter dialógico, admitindo a comunicação como via de construção do conhecimento. Como principais resultados nota-se que a dinâmica relacional de uma instituição pode ser transformada a partir do trabalho em equipe e da ressignificação dos papéis dentro da instituição. Percebe-se também que a medicação e o diagnóstico não são a primeira opção nessa instituição que valoriza o compartilhamento de estratégias pedagógicas e possui abertura para o diálogo. E por fim que o suporte dado ao professor, pela escola, dentro de sala de aula pode substituir um suporte clínico-medicamentoso que pode tornar-se desnecessário. |
| Keywords: | Subjetividade social Subjetividade individual Diagnóstico Medicação Escola |
| Citation: | SILVA, Deborah Cristina Costa e. Medicalização e diagnóstico no espaço escolar: compreendendo aspectos da subjetividade social 2016. 61 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10340 |
| Issue Date: | Jun-2016 |
| Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 21177115.pdf | 418.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.