Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10343
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gênero, sexualidade e diversidade na perspectiva de psicólogos/as escolares |
Authors: | Paula, Luciana Dantas de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as crenças de psicólogos/as escolares, que atuam no Ensino Fundamental II e/ou no Ensino Médio, sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Participaram do estudo 6 psicólogos/as escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas de forma integrada à utilização de imagens pré-selecionadas. Percebeu-se que os/as psicólogos/as escolares entrevistados/as são sensíveis às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Eles/as trouxeram sugestões relevantes no que tange às possibilidades de projetos de intervenção. No entanto, ainda percebe-se sexismo, e LGBTfobia na escola. O mais preocupante é que, muitas vezes, esses preconceitos são manifestados pelos/as próprios/as docentes. Portanto, é imprescindível que as instituições de ensino superior se comprometam com a inserção dessas temáticas na grade curricular obrigatória dos cursos de licenciatura, voltados para a formação de professores/as, bem como dos cursos de psicologia. Pois, para que o/a psicólogo/a escolar possa desenvolver um trabalho consistente voltado à formação continuada dos/as professores/as envolvendo a discussão desses temas, ele/a precisa desse suporte em sua própria formação em psicologia. |
Keywords: | Psicologia escolar Gênero Sexualidade |
Citation: | PAULA, Luciana Dantas de. Gênero, sexualidade e diversidade na perspectiva de psicólogos/as escolares. 2016. 75 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10343 |
Issue Date: | Dec-2016 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21116341.pdf | 9.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.