Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educação |
Authors: | Almeida, Amanda Soares Nunes de |
Abstract: | A pesquisa apresentada nesse artigo teve como objetivo analisar as concepções e crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Quanto à metodologia, três professores/as participaram de uma entrevista individual semiestruturada com a apresentação de imagens relacionadas ao tema. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas três categorias analíticas a fim de orientar o trabalho de interpretação das entrevistas, de forma coerente com os objetivos da pesquisa. A partir dos resultados obtidos, foi possível analisar que, de forma geral os conceitos de gênero e diversidade sexual, às vezes, se misturavam. Os/as três participantes afirmaram que concordam que as escolas devem abordar as questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar. Entretanto, os resultados mostram que há uma falta de preparo e uma lacuna durante a formação dos professores nos cursos de Licenciatura para trabalhar com essa temática. Dessa forma, é fundamental que essas questões sejam trabalhadas nas escolas para que os estereótipos não sejam reforçados e para que não seja mais perpetuada a violência de gênero e/ou homofóbica nas escolas e, em um sentido mais amplo, na sociedade. |
Keywords: | Gênero Diversidade sexual Preconceito Diversidade na escola |
Citation: | ALMEIDA, Amanda Soares Nunes de. Gênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educação. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350 |
Issue Date: | Nov-2016 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21370682.pdf | 217.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.