Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10379
metadata.dc.type: TCC
Title: Relativização do erro a partir do concito de gênero discursivo: uma análise da revisão de folhetos publicitários
Authors: Oliveira, Leine de
Abstract: O presente trabalho é um estudo sobre a noção de erro no uso da língua portuguesa com base no conceito de gênero discursivo. Seu objetivo é observar a necessidade de relativização da concepção tradicional de erro e a impropriedade da aplicação incondicional das rígidas normas gramaticais da variante padrão da língua em revisão de texto. Nesse sentido, são estudados os textos publicitários Vidente do amor e Canto do oriente, ambos de autoria desconhecida, e apresentadas duas propostas de revisão, uma esteada nas regras da gramática prescritiva; outra apoiada em fundamentos lingüísticos arejados pela incorporação do social e do cultural no julgamento do certo e do errado no emprego da língua. A idéia de uso da língua como prática social, desenvolvida nos estudos sobre gênero discursivo, propiciou o surgimento de uma visão menos preconceituosa das variedades de língua ao relacionar diferentes escolhas lingüísticas ao contexto de manifestação do enunciado e ao objetivo do locutor.
Keywords: Erro
Gênero discursivo
Revisão de texto
Error
Dicursive genre
Text revision
Citation: OLIVEIRA, Leine de. Relativização do erro a partir do conceito de gênero discursivo: uma análise da revisão de folhetos publicitários. 2006. 51 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10379
Issue Date: Oct-2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50502264.pdf153.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.