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metadata.dc.type: TCC
Title: A relação intertextual entre a TV e o jornaldurante horário gratuito de propaganda eleitoral-HGPE- da eleição presidencial de 2002 no segundo turno
Authors: Leal, Maria de Fátima Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Abstract: Este trabalho pretende analisar a relação intertextual entre a televisão e o jornal durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral — HGPE — da eleição presidencial de 2002 no segundo turno e a influência exercida pelos meios de comunicação nos processos eleitorais e na legitimação do discurso da televisão pelo discurso do jornal no âmbito eleitoral. Em um primeiro momento serão apresentados os conceitos aqui considerados fundamentais: discurso, intertextualidade, argumentação, ideologia, mídia e representação política. A seguir será explicitada a metodologia de análise. O capítulo referente à análise é dividido nas seguintes partes: a estratégia dos candidatos e o marketing político; a influência dos meios de comunicação na construção do discurso dos candidatos; intertextualidade e leitura no texto jornalístico; a intertextualidade entre a TV e o jornal no discurso dos candidatos; análise de excertos de assuntos discutidos no HGPE e suas respectivas interpretações. É importante ressaltarmos que esta foi a eleição da informação. O volume de notícias, debates, entrevistas e comentários sobre a disputa presidencial foi tão expressivo que mesmo o cidadão menos interessado em política recebeu estímulos suficientes para despertá-lo à reflexão. E parte significativa do noticiário foi produzida a partir de resultados e interpretações das pesquisas de opinião pública, fartamente divulgadas. Essas pesquisas revelaram que o desejo de mudança em relação ao governo, preponderante na sociedade, daria o tom. Mostraram o efeito do palanque eletrônico na definição do voto. Explicitaram a disputa acirrada pela segunda colocação com alternâncias provocadas, principalmente, pela influência cada vez maior da opinião feminina.
Keywords: Eleições
Propaganda eleitoral
Mídia
Discurso político
Intertextualidade
Ideologia
Elections
Electoral propaganda
Media
Speech
Politician
Intertextuality
Ideology
Citation: LEAL, Maria de Fátima Santos. A relação intertextual entre a TV e o jornal durante horário gratuito de propaganda eleitoral - HGPE- da eleição presidencial de 2002 no segundo turno. 2006. 93 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10381
Issue Date: Oct-2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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