Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10407
metadata.dc.type: TCC
Title: Meio ambiente do trabalho e o uso do amianto: banimento ou uso controlado? Uma visão humanística em faze da saúde do trabalhador
Authors: Nascimento, Joaquim Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Britto Pereira, Ricardo José Macedo
Abstract: O amianto, mineral ainda utilizado largamente no Brasil, foi banido no continente Europeu, considerando a sua nocividade à saúde do trabalhador. Visa este trabalho trazer considerações reflexivas sobre o meio ambiente do trabalho como direito humano fundamental e, nesse contexto, demonstrou-se que o amianto deve ser banido no Brasil, eis que fere a dignidade da pessoa humana, porque afeta a saúde do trabalhador e em última análise, a sua própria vida. Para tanto, utilizou-se de estudos e pesquisas realizados no exterior, do entendimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sem se descuidar da legislação pátria, além das discussões no âmbito do Poder Judiciário e projetos de lei em trâmite no Poder Legislativo. Com isso, diversas sugestões foram feitas para a substituição do mineral, observando-se a preocupação do eventual desemprego de milhares de trabalhadores e a implementação de políticas públicas para que tal fato não ocorra, sem descurar do meio ambiente do trabalho sadio e equilibrado. Nessa linha, será atendido tanto o princípio do direito ao trabalho bem como o princípio do direito à saúde e à vida, respeitando, assim, o princípio maior, que é o da dignidade da pessoa humana, fundamental de todo o sistema jurídico.
Keywords: Meio ambiente do trabalho
Uso do amianto
Banimento do amianto
Dignidade da pessoa humana
Saúde do trabalhador
Work
Work environment
The use of Amianthus
Banning amianthus
The human being's dignity and the worker's health
Citation: NASCIMENTO, Joaquim Rodrigues. Meio ambiente do trabalho e o uso do amianto: banimento ou uso controlado? Uma visão humanística em face da saúde do trabalhador. 112 f. Monografia ( pós-graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro Universitário de Brasília. Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10407
Issue Date: Nov-2006
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direitos humanos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50503225.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.