Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10516
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestantes, parturientes e lactantes: uma análise da efetividade do cárcere na penitenciaria feminina do Distrito Federal
Authors: Leal, Naira Lara Garcia
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso Filho, José Carlos
Abstract: A presente pesquisa monográfica estudou as formas que as especificidades e peculiaridades femininas, especificamente do exercício da maternidade, são percebidas pelo sistema carcerário na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). O trabalho analisa os direitos, a legislação e as políticas públicas acerca das garantias asseguradas às grávidas, parturientes e lactantes no âmbito dos estabelecimentos prisionais. Busca dar maior visibilidade ao problema, diante das extremas vulnerabilidades e invisibilidade jurídica e administrativa da questão de gênero. Verificou-se a realidade do exercício da maternidade no ambiente carcerário na PFDF, isso se deu por meio da pesquisa empírica no local. Identificou diversas normas nacionais e internacionais relativa ao aprisionamento de mulheres e da maternidade no cárcere. Mas, ainda há ausências de aspectos relativos à maternidade na prisão, que se traduzem em dupla penalidade às mulheres, consequentemente estendida aos seus filhos. É necessária a ampliação e efetivação da regulamentação existente para prevenir e coibir as violações de direitos apontados. E ainda, buscando alternativas à situação devido aos problemas observados.
Keywords: Direitos humanos
Gênero
Penitenciária feminina
Proteção à maternidade
Direito reprodutivo
Citation: LEAL, Naira Lara Garcia.Gestantes, parturientes e lactantes: uma análise da efetividade do cárcere na penitenciaria feminina do Distrito Federal. 2016. 53 f. Monografia (Graduação)- Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10516
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21007850.pdf802.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.