Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10614
metadata.dc.type: TCC
Title: Responsabilidade penal da pessoa jurídica: o embate na aplicação das sanções penais em primazia das administrativas
Authors: Souza, Jéssica Lima de
metadata.dc.identifier.orientador: Vasconcelos, Fernando Parente Santos
Abstract: O objeto deste trabalho é a análise acerca da aplicação das sanções penais à pessoa jurídica nos delitos contra o meio ambiente. Verifica-se, inicialmente, que a controvérsia doutrinária acerca do instituto é ampla. Ademais, usualmente, os crimes suscetíveis ao instituto também são regulados administrativamente. Nesse contexto, surge o questionamento de qual seria a justificação para se recorrer ao direito penal nesses casos de dupla regulação, principalmente no que se refere aos entes corporativos, uma vez que as sanções dos dois ramos têm natureza semelhante. Um exemplo que se amolda perfeitamente ao quadro é o recente rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, cuja responsabilidade foi atribuída a mineradora Samarco. No caso, há tipificação tanto administrativa quanto penal. Logo, restaria saber se no âmbito interno do ente coletivo, a preocupação predominante seria com o valor das multas cobradas, bem como com o grau de afetação nas suas atividades ou com o fato de, em eventual condenação penal, ser considerada delinquente.
Keywords: Responsabilidade penal
Responsabilidade administrativa
Pessoa jurídica
Simbolismo
Citation: SOUZA, Jéssica Lima de. Responsabilidade penal da pessoa jurídica: o embate na aplicação das sanções penais em primazia das administrativas. 2016. 63 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10614
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21205563.pdf711.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.