Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10635
metadata.dc.type: TCC
Title: O sentido jurídico das políticas públicas cinematográficos: uma análise da efetividade do fundo setorial do audiovisual
Authors: Gabriel, Nathalia Resende Lara
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Frederico Augusto Barbosa da
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a efetividade das políticas públicas adotadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual em face de toda a cadeia produtiva, analisando seu impacto na produção e comercialização dos filmes nacionais em face das obras estrangeiras. Desta forma, é analisado primeiramente as definições do conceito de cultura e sua tutela constitucional, em vista do cinema ser uma das formas de expressão da cultura na sociedade brasileira. Assim, o cinema e o audiovisual são examinados de uma forma mais ampla, compreendendo o contexto jurídico no qual se inserem. Em um segundo momento, é feito um estudo histórico da evolução do cinema no Brasil e, paralelamente, das políticas públicas adotadas para o fortalecimento do mercado cinematográfico. Por fim, o terceiro capítulo discorre sobre a Agência Nacional do Cinema, mais especificamente sobre o Fundo Setorial do Audiovisual, onde pela primeira vez, a indústria do audiovisual é concebida como uma cadeia produtiva. Deste modo, este trabalho busca analisar todos os elos – produção, distribuição e exibição – em face da nova forma de integração da cadeia, comparando com as políticas adotadas no passado e a atuação do filme nacional no mercado brasileiro.
Keywords: Política pública
Agência reguladora
Agência Nacional do Cinema
Fundo setorial do audiovisual
Cadeia produtiva
Citation: GABRIEL, Nathalia Resende Lara. O sentido jurídico das políticas públicas cinematográficos: uma análise da efetividade do fundo setorial do audiovisual. 2016. 83 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10635
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21255304.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.