Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10646
metadata.dc.type: TCC
Title: Discussão sobre a viabilidade do casamento e da união estável de indivíduos incapazes: uma perspectiva das mudanças propostas pelo estatuto da pessoa com deficiência
Authors: Vasconcelos, Marina de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Danilo Porfírio de Castro
Abstract: O objeto deste trabalho de pesquisa foi uma análise de alguns impactos relevantes, decorrentes da modificação da Teoria das Incapacidades, e nos seus efeitos, realizada pelo recém instituído Estatuto da Pessoa com Deficiência. O Estatuto é a concretização da Convenção sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi internalizada no ordenamento jurídico brasileiro com força de Emenda Constitucional. Esta legislação tem o caráter garantista e visa a promoção da autonomia das pessoas com deficiência. Por essa razão abominou qualquer restrição que alijasse o indivíduo da sociedade, por isso, reafirmou que a curatela só será instituída extraordinariamente e afetará, somente, atos de natureza patrimonial e negocial, assim como não alcança o direito sobre o corpo, à sexualidade, ao matrimônio, à privacidade, à educação, à saúde, ao trabalho e ao voto. Tendo isso em vista, foram analisados, por meio de entendimento doutrinário, a teoria das incapacidades tradicional, aquela proposta pelo Estatuto e os institutos do casamento e da União Estável, juntamente com seus efeitos, para discutir a viabilidade de ter como nubente um absolutamente incapaz, que por ficção jurídica é relativamente incapaz.
Keywords: Incapacidade
Teoria da incapacidade
Curatela
Estatuto da Pessoa com Deficiência
Autonomia
Casamento
União estável
Citation: VASCONCELOS, Marina de Oliveira. Discussão sobre a viabilidade do casamento e da união estável de indivíduos incapazes: uma perspectiva das mudanças propostas pelo estatuto da pessoa com deficiência. 2016. 64 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10646
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21206905.pdf805.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.