Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10694
metadata.dc.type: TCC
Title: Psicomotricidade: a importância do professor de educação física na educação infantil
Authors: Prado, Gabriel Garcez
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Marcelo Guimarães Bóia do
Abstract: Introdução: Esse estudo trata da importância do Professor de Educação Física na Educação Infantil para contribuições no desenvolvimento psicomotor com vista à melhoria de aprendizagem dos alunos. Objetivo: A pesquisa teve como objetivos apontar a importância do profissional de educação física inserido na educação infantil em uma perspectiva de contribuir com o desenvolvimento da psicomotricidade como base para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Material e Métodos: O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, sendo investigados e analisados artigos que datam de 2000 a 2015, com enfoque na psicomotricidade e importância da educação física escolar, além do papel coadjuvante do profissional de educação física relacionado aos objetivos propostos. Revisão da Literatura: A ciência tem como objeto de estudo o homem, sendo o ponto de partida o corpo em movimento e sua relação com o mundo interno e externo. As relações cognitivas, afetivas e orgânicas são sustentadas por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. O contexto escolar é um importante local onde o trabalho do professor de educação física se faz fundamental e eficaz para desenvolver os aspectos da psicomotricidade, possibilitando melhoras significativas no processo de ensinoaprendizagem do aluno nas diversas fases de sua educação. Conclusão: Foi constatado por meio da pesquisa bibliográfica que é fundamental que o profissional de educação física faça parte do processo de desenvolvimento motor e sócio-afetivo dos alunos visando o aprimoramento da psicomotricidade e seus aspectos cognitivos para melhores condições de ensino-aprendizagem, promovendo qualidade de vida, através dos métodos mais adequados e com a prática de atividades físicas e exercícios orientados, numa parceria família e escola.
Keywords: Psicomotricidade
Educação infantil
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento infantil
Educação física
Educação física infantil
Psychomotor
Early childhood education
Motor development
Child development
Physical education
Physical education in childhoof
Citation: PRADO, Gabriel Garcez. Psicomotores: A importância do professor de educação física na educação infantil. 2016. 25 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10694
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21180019.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.