Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10731
metadata.dc.type: TCC
Title: O princípio da dignidade da pessoa humana e o trabalho em condições análogas à de escravo no Brasil-rural: a atuação do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho
Authors: Prado, Erlan José Peixoto do
metadata.dc.contributor.advisor: Britto Pereira, Ricardo José Macedo
Abstract: Embora o Brasil seja subscritor dos documentos internacionais que versam sobre a prevalência da dignidade da pessoa humana e dos direitos a partir dela inspirados, e a despeito de a Constituição Federal de 1988 estar fortemente comprometida com o trabalho digno, o valor social do trabalho, a justiça social, os direitos fundamentais trabalhistas, ainda hoje se observa a submissão de milhares de pessoas a condições de vida e trabalho semelhantes à de escravos, especialmente no meio rural. Assim como na escravidão guerreira ou mercantilista, os trabalhadores brasileiros que se encontram em situação a ela análoga são transformados em instrumentos para o trabalho, num verdadeiro contrasenso, pois exatamente nas áreas de grande expansão do agronegócio é que se tem observado a maior exploração. Direitos fundamentais como um todo são desrespeitados, em especial os sociais, razão pela qual assume maior relevo o direito à tutela judicial efetiva como consectário e garantidor do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Ao Ministério Público do Trabalho foi atribuída a defesa dos direitos sociais constitucionalmente garantidos aos trabalhadores, o que adquire especial importância no tocante ao trabalho correspondente ao de escravo, pois as pessoas que nesse estado se encontram, migrantes, alijadas do convívio social e do exercício pleno da cidadania, temerosas, subjugadas, dificilmente poderão invocar, por si mesmas, a prestação jurisdicional do Estado. Nesse propósito, a Ação Civil Pública tem se mostrado eficiente instrumento de exercício da democracia, voltado para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e que busca a justiça social a partir do universalismo da tutela judicial efetiva. À luz do quadro jurídico posto, espera-se, da Justiça do Trabalho, não só o reconhecimento, mas, a promoção e proteção da dignidade da pessoa humana, na figura do trabalhador brasileiro. É preciso que Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho tomem parte do processo de superação de práticas sociais e jurídicas responsáveis pelo regime de vida e trabalho de inúmeros trabalhadores brasileiros, feitos objeto, à imagem e semelhança de escravos.
Keywords: Trabalho análogo ao de escravo
Dignidade da pessoa humana
Ministério Público do Trabalho
Justiça do trabalho
Work in condition analogou to slavery
Human dignity
The labor prossecutions office
Labor justice
Citation: PRADO, Erlan José Peixoto do. O princípio da dignidade da pessoa humana e o trabalho em condições análogas à de escravo no Brasil-rural: a atuação do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho. 2016. 82 f. Monografia (Graduação)Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10731
Issue Date: 2006
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direitos humanos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50503208.pdf385.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.