Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10733
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação física para escolares com síndrome de down, uma breve reflexão das possibilidades
Authors: Fernandes, Elberson Júnior Ramos
metadata.dc.identifier.orientador: Farias, Darlan Lopes de
Abstract: Introdução: Síndrome de Down é presença do cromossomo 21 nas células que ocorre na maioria dos casos por não disjunção cromossômica, as características dessa síndrome são, retardo mental, face larga, pregas epicânticas, língua sulcada, baixa estatura dentre outras, os sindrômicos precisam de um desenvolvimento mental e social e é a Educação Física a grande responsável. O aluno com síndrome de down tem controle das funções motoras e mentais, porém com certo atraso comparado a alunos normais e estes alunos necessitam de uma intervenção para que recuperem esse atraso e é nas aulas de Educação Física onde serão ofertados estes estímulos e a disciplina também promove uma interação, inclusão e construção de relacionamentos exatamente pelo seu currículo flexível. Objetivo: Desenvolver possíveis respostas ao seguinte questionamento: “Quais são as contribuições em relação à inclusão, aspectos motores e psicomotores da Educação Física para escolares com síndrome de down?”. Materiais e Métodos: Foram analisados artigos publicados em periódicos nacionais relevantes, disponíveis para consulta em base de dados, tais como: Scielo, Google Acadêmico, as palavras utilizadas como chave de pesquisa foram, psicomotricidade, desenvolvimento motor, síndrome de down, inclusão escolar, educação física adaptada. Considerações Finais: A Educação Física é fator determinante para o bom rendimento dos alunos com Síndrome de Down e a psicomotricidade contribui com a melhoria na motricidade global, lateralidade, equilíbrio, esquema corporal. Alunos com a síndrome possuem dificuldade no relacionamento com seus colegas de classe e que isso está totalmente ligado a seus índices insatisfatórios na aprendizagem, por isso existe a necessidade de novos estudos e métodos de intervenção.
Keywords: Educação física
Síndrome de Down
Psicomotricidade
Physical education
Down syndrome
Psychomotricity
Citation: FERNANDES, Elberson júnior Ramos. Educação física para escolares com síndrome de down, uma breve reflexão das possibilidades. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10733
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51700599.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.