Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10742
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Docente de educação física: capacidade em lidar com alunos deficientes |
Authors: | Claro, Taynan |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pinto, Celeida B. Garcia Cintra |
Abstract: | Introdução: o debate sobre a inclusão no contexto escolar tem se dado cada vez mais recorrente em virtude da importância de se oferecer uma educação de qualidade e adequada para todos, independente de capacidade física e/ou mental. O professor bem capacitado diante de alunos que apresentam algum tipo ou nível de deficiência é capaz de desenvolver oportunidades de aprendizado que alcance a todos. A legislação atual, tanto em nível nacional como internacional, dispõe de normas e orientações aos governos e profissionais de educação sobre este público. O atual cenário ainda está longe do que seria o ideal, muitos são os desafios e a realidade escolar exige que medidas sejam tomadas para alcançar a meta de se ter uma educação de qualidade e adaptada para todos. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a formação do docente de Educação Física, buscando demonstrar a importância de sua capacitação para o atendimento especializado a alunos com necessidades especiais. Material e Métodos: estudo exploratório e descritivo, de caráter bibliográfico e documental. Revisão da Literatura: o desenvolvimento dos estudantes, especialmente os com deficiência, são influenciados pela Educação Física tanto na progressão motora, quanto na intelectual, social e afetiva. Tem se transformado de uma disciplina exclusiva em uma prática inclusiva, até mesmo no ensino regular, sendo que a cobrança sobre isso tornou-se oficial com a criação de leis nacionais, como a LDB, e internacionais, como na Declaração de Salamanca. A metodologia escolhida diferencia a Educação Física da Educação Física adaptada, enfatizando assim o papel do professor com um bom planejamento que considere as limitações de seus alunos. Com isso, um sentimento de pertencer é criado nos estudantes com deficiência por serem incluídos nas aulas, pois percebem que podem participar de momentos importantes na vida escolar. Esse ajuste da parte do docente também incentiva ao conhecimento do próprio corpo e a superação de seus limites. Uma grande mudança no sistema de ensino e nas estruturas da escola ainda é necessária para gerar uma acessibilidade deste grupo. Cursos de aperfeiçoamento profissional e de reciclagem para a capacitação dos docentes também devem estar disponíveis, assim como um corpo técnico profissional interdisciplinar nas escolas servem de grande ajuda para o sucesso da inclusão escolar. Somando-se a isso, a presença e cooperação da família do aluno, a lotação das salas de aula, o apoio, incentivo, investimento e valorização por parte da sociedade política são pilares desse processo que tem se consolidado e ainda tem muito pra evoluir, tornando possível e real a educação inclusiva. Considerações Finais: O docente de Educação Física, em sua graduação, incluindo sua capacitação e aperfeiçoamento contínuos, deve tratar o assunto da inclusão escolar com atenção e respeito às diferenças e ao desenvolvimento pessoais, buscando tornar possível o reconhecimento de potencialidades do educando e de sua integração na sociedade. |
Keywords: | Capacitação docente Professor de educação física Aluno deficiente Teacher training Physical education teacher Disabled Students |
Citation: | CLARO, Taynan. Docente de educação física: capacidade em lidar com alunos deficientes. 2016. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10742 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21307217.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.