Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10786
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente |
Authors: | Lara, Fabiane Matos |
metadata.dc.identifier.orientador: | Pinto, Celeida Belchior Garcia |
Abstract: | Introdução: A presente pesquisa teve como objeto de estudo analisar como a prática de atividades físicas é realizada no contexto escolar, de forma inclusiva, junto a docentes de uma escola pública do Distrito Federal. Objetivo: Investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em escolas de Ensino Fundamental e verificar como a inclusão pode ser inserida e ampliada de acordo com atividades físicas, em um ambiente escolar, por intermédio do professor. Material e Métodos: Fundamentou-se em referenciais bibliográficos como AGUIAR e DUARTE (2005), GORGATTI (2008), BRASIL (1996), UNESCO (1994), DARIDO (2008), entre outros. Trata-se de uma pesquisa transversal de coleta única, realizado com dez professores de Educação Física, de ambos os sexos, com no mínimo um ano de atuação na área, em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Resultados e Discussão: Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, habilidades, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Para reverter essa problemática 50% acha que poderia haver melhorias com materiais adequados, monitores, cursos de capacitação na área e diagnósticos dos alunos (maioria não possui), aumento de hora/aula por semana e aulas de educação física desde as séries iniciais. Considerações Finais: A prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, oportunizando também, um ambiente propício para desenvolver a cooperação, socialização e o respeito entre eles, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo. |
Keywords: | Inclusão Educação física Contexto escolar Visão do docente Inclusion Physical education School context Vision of teachers |
Citation: | LARA, Fabiane Matos. A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente. 2016. 39 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10786 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21362605.pdf | 3.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.