Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10811
metadata.dc.type: TCC
Title: Aptidão física de escolares na rede pública e privada
Authors: Teles, Caio César Duarte de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: Introdução: A aptidão física está relacionada à capacidade do individuo apresentar um desempenho físico adequado em suas atividades diárias podendo estar diretamente ligada à saúde e aptidão motora, ou destrezas e habilidades esportivas. Agilidade é a habilidade de alterar a direção do corpo, rápida e precisamente. Com agilidade, pode se fazer alterações, rápidas e precisas, na posição do corpo, durante o movimento. Objetivo: Avaliar as diferenças dos níveis de agilidade de escolares em uma escola da rede pública e privada no Distrito Federal. Material e Métodos: Um cronometro da marca Kikos, um quadrado desenhado em solo antiderrapante de 4 metros de lado, 4 cones na cor Laranja, um apito da marca FOX nº 40. Foi realizado um teste de Agilidade (Teste do Quadrado). Resultados: Os resultados encontrados através do teste de agilidade foram: (7,06 segundos ± 0,58) nos meninos da escola pública, (9,29 segundos ± 1,70) nas meninas da escola pública. Já na escola privada os resultados encontrados nos meninos foram: (7,84 segundos ± 0,41) e as meninas da escola privada obtiveram os seguintes resultados: (8,55 segundos ± 0,54). Considerações Finais: Conclui-se que a agilidade é uma das variáveis motoras mais importantes na educação física, sendo que esta influencia diretamente em demais valências, Os resultados foram comparados aos estudos de outros autores e apresentou diferenças significativas na comparação de meninas das escolas pública e privada e dos meninos da escola pública e privada.
Introduction: Physical fitness is related to the ability of the individual to present an appropriate physical performance in their daily activities which can be directly linked to health and fitness, motor skills and abilities or sport. Agility is the ability to change the direction of the body, quickly and precisely. With agility, can make changes, quick and precise position of the body during movement. Objective: To evaluate the differences of school Agility levels in a school of public and private in the Federal District. Material and Methods: A chronometer of Kikos mark, a square drawn on non-slip floor 4 meters away, 4 cones in orange color, a whistle brand FOX No. 40. This was an Agility Test (square test). Results: The results through agility test were (7.06 ± 0.58) in boys public school, (9.29 ± 1.70) in girls public school. In the private school the findings in boys were (7.84 ± 0.41) and private school girls obtained the following results: (8.55 ± 0.54). Conclusions: It is concluded that agility is one of the most important motor variables in physical education, and this has a direct influence on other valences, The results were compared to studies of other authors and showed significant differences in comparison to girls public schools and private and boys from public and private schools.
Keywords: Educação física escolar
Aptidão física
Agilidade
School physical education
Physical fitness
Agility
Citation: TELES, Caio César Duarte de Almeida. Aptidão física de escolares na rede pública e privada. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10811
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21438913.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.