Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10817
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação do professor para intervir em casos de bullying nas aulas de educação física
Authors: Costa, Roseane Martins da
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: Introdução: O bullying é um termo adotado nas relações interpessoais, que configura uma relação desigual de poder sobre outra parte considerada mais fraca. Os professores de Educação Física precisam estar atentos ao bullying, mesmo sendo difícil de serem percebidos. Portanto, trabalhar com essas práticas requer um desafio único para os educadores, que precisam ter o olhar atento, boa escuta e cuidadosos aos sinais de injustiça e crueldade ocorrentes na escolar e em suas aulas. Objetivo: Analisar de que modo à formação de professores de Educação Física contribui para mitigar a prática do bullying nas escolas. Material e Métodos: O presente estudo é caracterizando como uma pesquisa de natureza/nível exploratório, de caráter qualitativo, realizado por meio de revisão de literatura. Revisão da Literatura: Inicialmente verificou-se que o bullying ocorre de duas formas: físicas e verbais. Depois se observou que o bullying ocorre frequentemente nas aulas de Educação Física devido as características corporais dos alunos serem mais evidentes, tais como: desempenho motor, a coordenação motora, diferença na habilidade. Por fim, a formação do professor não pode ser tratada como um acúmulo de conhecimentos e técnicas, mas sim como um processo reflexivo e critico sobre a prática pedagógica. Por isso, a metodologia e o conteúdo para essa formação precisam ser revistos para que haja possibilidade de melhoria do ensino. Considerações Finais: Contudo, verificou-se que ainda há um despreparo dos professores de Educação Física para lidar com esse problema na escola. Portanto, há necessidade de outros estudos acerca da formação do professor de Educação Física, analisando os cursos de formação inicial e continuada, os currículos e as metodologias.
Keywords: Docente
Bullying
Formação profissional
Escola
Teacher
Bullying
Vocational training
School
Citation: COSTA, Roseane Martins da. Formação do professor para intervir em casos de bullying nas aulas de educação físicas. 2016. 25 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10817
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21448451.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.