Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10820
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de flexibilidade e resistência abdominal em aulas de educação física: comparação entre o judô e outras modalidades
Authors: Ferreira, Pedro Luís Gomes
metadata.dc.identifier.orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: A aulas de educação física são extremamente importantes, pois através da aptidão física possibilita aos alunos o desenvolvimento motor. Objetivo: o objetivo desse estudo foi analisar o nível de flexibilidade e a resistência abdominal em aulas de educação física: comparando o judô e outras modalidades em adolescentes de 11 a 13 anos. Matérias e Métodos: A amostra foi composta por 20 crianças de ambos os sexos, onde 10 praticam judô e 10 não praticam judô nas aulas de educação física. Através do teste de sentar e alcançar utilizando banco de Wells e resistência abdominal ( TAF – Teste de Aptidão Física ) em escolares do Centro de Ensino Agraurbano – DF. Resultado: Observou-se que apesar da classificação dos alunos que praticavam judô serem melhores, não há diferença significativa entre os resultados dos testes. Considerações finais: Por meio desse estudo concluiu-se que o judô é uma modalidade de arte marcial que faz parte do conteúdo existente nos parâmetros curriculares nacionais e que desenvolve componentes de aptidão física testados (flexibilidade e resistência abdominal) da mesma forma que as outras modalidades e como tal poderia ser mais utilizada nas aulas de educação física.
Keywords: Aptidão física
Educação física escolar
Physical fitness
School physical education
Citation: FERREIRA, Pedro Luís Gomes. Análise de flexibilidade e resistência abdominal em aulas de educação física: comparação entre o judô e outras modalidades. 2016. 27 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10820
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21453650.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.